O número de bolsas de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação da UFF aumentou. A Capes, após pedido apresentado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sidney Luiz do Matos Mello, e pela coordenadora de Pós-Graduação, Andréa Latgé, concedeu à universidade mais 27 bolsas.
“Sublinhamos o crescimento da pesquisa e da pós-graduação da UFF e reiteramos que a distribuição de bolsas praticada pela Capes não respondia de forma adequada às necessidades da universidade”, explica o pró-reitor. Segundo ele, o número de bolsas oferecidas à universidade após o aumento é superior ao da maior parte das outras instituições do país. “Evidentemente que gostaríamos de mais bolsas, porém esse resultado pode e deve ser visto como um sinal de reconhecimento da Capes ao trabalho de todos nós na UFF”, completa.
Outra boa notícia foi o aproveitamento de 80% dos projetos de pesquisa apresentados pelos programas de pós-graduação da UFF dentro do edital do Programa de Apoio a Projetos Institucionais, com a participação de recém-doutores (Prodoc), que oferece bolsas de pós-doutoramento. Pelo último edital, a UFF recebeu 17 bolsas.