A experiência de 13 anos na penitenciária, após condenação por estelionato, levou Herivaldo Vilela a montar a peça de teatro “É um Assalto!” e a sair pelas faculdades do país para mostrar a realidade da vida atrás das grades. No dia 24, o ator se apresenta na Faculdade de Direito da UFF em dois espetáculos – às 11h e às 20h – no saguão da faculdade, na Rua Presidente Pedreira, 62, no Ingá.
O espetáculo é realizado pelos diretórios acadêmicos das faculdades de Direito (Caev) e Comunicação Social (Daco), com apoio da direção da Faculdade de Direito. Outras universidades fluminenses também receberam o artista. “É impossível acreditar que homens e mulheres, após ficarem enjaulados, possam retornar melhores para o convívio social. Procuro conscientizar por meio da minha própria desgraça que o sistema penitenciário brasileiro é completamente equivocado. As cadeias são faculdades de pós-graduação do crime”, afirma Vilela.
O ator, autor e diretor, que é também estudante de Direito, já se apresentou em vários estados e procura sempre mostrar seu trabalho em faculdades de Direito. “Os estudantes precisam saber sobre a realidade que vão encontrar, sobre quem vão precisar defender”, diz.