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Escola Popular de Comunicação Crítica é lançada na Maré

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A busca pela democratização da comunicação, em conteúdos e profissionais, deu um grande passo ontem. Foi inaugurada na sede do Observatório de Favelas, no Rio, a Escola Popular de Comunicação Crítica. O projeto é uma parceria da UFF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, com o Observatório de Favelas, o Canal Futura, o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, a Associação Cultural Afroreggae, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV e a UFRJ e oferecerá cursos a 45 alunos de comunidades carentes em seu primeiro ano. O objetivo da Escola de Comunicação Crítica é criar condições para que os jovens da Maré, onde localiza-se o Observatório e serão ministradas as aulas, e de outros espaços populares tenham condições de mudar sua realidade e a da sua comunidade. Os alunos também terão aulas nas entidades parceiras.

Na mesa de abertura, todos alertaram para a importância de formar profissionais de comunicação nessas comunidades. O representante do sindicato de jornalistas, Aydano André Motta, alertou para o fato de que “um dos problemas da imprensa, especificamente no município do Rio, é que parece que não moramos na mesma cidade. Os jornalistas são da elite e escrevem para leitores que são do seu mesmo grupo. Escrevemos para nós mesmos. Diminuir essa distância é o papel que mais me encanta na escola.” Uma mudança de olhar faz-se fundamental, e os alunos da Escola de Comunicação Crítica serão preparados tanto para trabalharem em cooperativas dentro das comunidades quanto fora delas. Isso ajudará os alunos a ingressar em um mercado de trabalho que exige cada vez mais uma melhor qualificação e a divulgar pela mídia a vida das comunidades sem estereótipos.

O projeto, coordenado pelo professor do Instituto de Geociências da UFF Jaílson de Souza e Silva começou a ser implantado no início de 2005 e terá aula inaugural no dia 29 deste mês. O curso terá duração de um ano, dividido em três quadrimestres. O primeiro será um módulo básico, destinado a todos os alunos. Os dois outros módulos tratarão da área de interesse de cada aluno: produção de vídeo, fotografia, mídia impressa ou rádio comunitária.

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