Depois de três anos de preparativos, a Escola de Engenharia, em parceria com o Exército Brasileiro, lançou, no dia 15 de agosto, seu primeiro curso de especialização a distância, em nível de pós-graduação lato sensu em Sistemas Modernos de Telecomunicações. O curso tem um ano e meio de duração e já possui 227 alunos matriculados.
Um dos objetivos da criação do curso, segundo o coordenador geral, Julio Cesar Dal Bello, é a democratização do ensino de qualidade no país, tendo em vista sua abrangência por todo o território nacional.
Uma das grandes dificuldades enfrentadas por cursos dessa natureza é ausência do professor, contudo, a universidade tenta suprir esse desafio disponibilizando um laboratório virtual onde o aluno conta com um plantão de professores que se revezam para tirar duvidas por e-mail, telefone ou fax. Para Dal Bello, um aluno deve ser conectado ao professor através de um meio, não necessariamente o físico.
Segundo a coordenadora administrativa do curso, Carmen Maria Costa Carvalho, este é o primeiro de uma série de cursos a distância que a engenharia pretende lançar. “Estamos incentivando outros cursos a fazerem o mesmo e estamos abertos para mostrar nossos resultados” enfatiza.