Notícia

De olho na qualificação profissional: núcleo quer conhecimento para os trabalhadores

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Devolver aos trabalhadores o conhecimento produzido sobre eles na universidade. Esse é um dos objetivos do Núcleo Unitrabalho da UFF, organizador do seminário Qualificação e Trabalho, que se realiza nos dias 29 e 30 de agosto, no Campus do Gragoatá, Bloco O, 2º andar, São Domingos, Niterói.

O evento faz parte das atividades do núcleo, ligado à Rede Unitrabalho – entidade que agrega atualmente 92 universidades e instituições de ensino superior de todo o Brasil, articulando as universidades a ela agregadas por meio de núcleos multidisciplinares de estudos e pesquisas sobre o trabalho, denominados núcleos locais.

Exigência do Ministério do Trabalho – No primeiro dia do encontro, serão apresentados os resultados da avaliação dos cursos do Plano Nacional de Qualificação, do Ministério do Trabalho e Emprego, como os executados pelo Senat, que formou pessoas para trabalhar na área de transporte. Outro exemplo foi a ONG Socorristas do Brasil, que qualificou pessoas para atendimento de emergência. Estes e outros cursos foram geridos pelas secretarias Estadual e Municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, com financiamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

No segundo e último dia do seminário, ocorrerão os workshops Qualificação Profissional e Cooperativismo, no qual serão discutidas experiências de incubação de cooperativas populares, e Observatório Social e do Trabalho, agregando estudiosos da temática “trabalho”.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Unitrabalho da UFF, professora Maria Lúcia Pontual Braga, o workshop é um dos pontos altos do encontro. “Esse é um debate bastante produtivo, porque o cooperativismo é uma alternativa ao desemprego, além de se constituir em estratégia de inserção no mercado do trabalho”. Universitários terão a oportunidade de participar da Feira de Trocas de Economia Solidária, onde poderão trocar livros e apostilas. “A idéia é facilitar o semestre escolar”, ressalta a professora Bárbara França, que faz parte do núcleo. As organizadoras destacam ainda que os participantes terão no seminário a oportunidade de debater a viabilidade da criação de um observatório do trabalho na UFF. “É um espaço para que entidades civis, sindicatos, professores, funcionários e alunos discutam temas de interesse na área”, enfatiza Maria Lúcia.

O Núcleo Unitrabalho da UFF teve início em 1998 e desde então já avaliou cursos oferecidos por cerca de 300 entidades, dentre elas, Senac, Senai e ONGs.

Pular para o conteúdo