Entre os dias 23 e 27 de agosto, calouros e veteranos do Pólo Universitário de Rio das Ostras da UFF colocam em prática o Projeto Trote Cultural, com o objetivo de recepcionar os 115 calouros do 2º semestre dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e Ciência da Computação.
Segundo os organizadores do evento, a intenção é criar um diferencial em relação aos trotes humilhantes e vexatórios feitos em algumas universidades e, proporcionar uma integração entre calouros e veteranos, além de realizar um trabalho de cunho social na cidade.
A programação do Trote Cultural é composta por uma gincana que engloba a arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e livros, além de uma campanha de doação de sangue. Todo o material arrecadado será entregue a uma instituição da cidade pelos próprios calouros, introduzindo assim a questão social desde o início do curso.
Além das ações sociais, o Trote Cultural promete movimentar Rio das Ostras, através de brincadeiras e de uma festa de confraternização para marcar esse momento tão importante.
O evento tem apoio da UFF, da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e do comércio local.