A exposição “Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Holocausto Nazista” estará aberta ao público entre os dias 4 de setembro e 1º de outubro, de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h30, na Biblioteca Central do Gragoatá. A entrada é franca.
Ela mostra, através de 60 painéis, 360 fotos históricas e 112 documentos, os eventos relacionados com o nazismo, o holocausto e a 2ª Guerra Mundial. Haverá também a exibição de um documentário em vídeo, ganhador do prêmio “Aurora” na Europa como o melhor documentário sobre o assunto, com entrevistas feitas com historiadores e sobreviventes e ainda, na entrada, uma réplica do arco colocado no portão do campo de concentração de Auschwitz.
O evento narra fatos históricos ocorridos de 1914 a 1945. Em especial, enfoca o sofrimento de um grupo de vítimas pouco conhecido, identificado por triângulos roxos em seus uniformes de prisioneiros. Esse grupo, composto por cidadãos alemães, foi punido por Hitler por se recusar a fazer a saudação de “Heil Hitler!” e a apoiar o regime nazista, contrário aos seus princípios religiosos.
“Triângulos Roxos – As Vítimas Esquecidas do Holocausto Nazista” é uma exposição itinerante, internacional, apresentada pelo grupo educativo Triângulos Roxos.
A Biblioteca Central de Gragoatá está localizada na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.