Por iniciativa do Comitê Gestor da UFF, foi realizada reunião com o Comando Local de Greve, ontem, dia 30 de junho, às 14h, na reitoria, com o objetivo de retomar as discussões em torno da situação da Universidade, os movimentos em curso e a pauta de reivindicações.
Os representantes da reitoria reafirmaram a intenção de retomada das negociações, tendo como pressuposto a concordância de todos os participantes quanto à inconveniência da prática de interdição dos campi, o que foi consenso na reunião. No entanto, a reunião não avançou para o estabelecimento de um cronograma de encontros para negociar a pauta de reivindicações, porque o Comando de Greve coloca como condição para tal, a suspensão do “interdito proibitório”, dispositivo jurídico que impede que qualquer pessoa feche os campi da Universidade. Este dispositivo está suspenso, ou seja, não é utilizado visto que não há atualmente nenhuma iniciativa de interdição dos campi. No entanto, não será extinto porque se trata de uma ação judicial contra o fechamento dos campi, medida amplamente condenada pela comunidade.
Foi informado também que o debate programado para esta quarta-feira, dia 1º de julho, às 16h, no Cine Arte UFF, não poderá ser realizado neste local, porque o mesmo se encontra em manutenção, fechado ao público por todo este mês e em julho. Sendo assim este debate deve ser transferido para outro local, o que teve a concordância dos representantes do Comando de Greve.
A reunião se encerrou com a proposta do Comitê Gestor da UFF para retomada das discussões e negociações em relação aos temas pertinentes à Universidade e aos seus diversos segmentos. Se espera um aceno positivo do Comando de Greve para a retomada das negociações.
Comitê Gestor
Niterói, 30 de junho de 2015.