Notícia

UFF entrega documento à Faperj propondo expansão da Rede Rio

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A proposta de adequação e expansão da infra-estrutura de informática da Rede Rio para possibilitar o crescimento para o interior do estado, onde a UFF tem unidades, foi entregue pelo reitor Roberto Salles ao presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, no Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa da Regional Sudeste. O evento foi realizado em Niterói pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da UFF, nos dias 28 e 29 de junho.
O objetivo do fórum foi congregar pró-reitores de instituições públicas e privadas para a discussão de políticas de ciências e tecnologias; subsídios para planejamento estratégico e aprofundar a relação com órgãos de fomento. Participaram o presidente da Finep, Luís Fernandes; o chefe de Gabinete da presidência do CNPq, Carlos Alberto Pittaluga Niederauer; e o diretor de Programas do CNPq, Emílio Cantídio.
Também foi discutido no evento o apoio de instituições como a Capes e o CNPq para cursos de pós-graduação com conceito 3 e 4. Por outro lado, está sendo realizado estudo para que haja aumento no número das bolsas de mestrado e doutorado. O reitor da UFF, Roberto Salles, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado, fizeram a abertura do fórum ao lado da professora Teresa Dib Zambon Atvars, da Unicamp.
Para Humberto Machado, o encontro foi fundamental para as universidades da Região Sudeste por aproximar pró-reitores e órgãos de fomento para que possa haver maior interação entre eles. “Na UFF houve crescimento de pesquisa e de pós-graduação, mas não houve correspondência no número de bolsas”, enfatizou Machado.

Pular para o conteúdo