A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação recebe inscrições, até 2 de outubro, para o Programa Capes-Brafitec. O programa é realizado com a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Formação de Engenheiros, para apoiar parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da França, na área das engenharias. Há financiamento para intercâmbio de estudantes de graduação e mobilidade de docentes. As atividades terão início em março de 2008.
Cada parceria receberá até R$ 120 mil, por ano, para financiamento das passagens aéreas, diárias e bolsas de estudos. Além disso, as equipes brasileiras receberão recursos de custeio no total de R$ 10 mil. De acordo com a coordenadora adjunta da Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin, o Capes-Brafitec possibilita que estudantes de engenharia brasileiros e franceses cursem disciplinas em nível de graduação, em instituições parceiras.
As propostas serão avaliadas, em uma primeira etapa, por consultores da Capes. Serão considerados aspectos como a coerência da proposta, objetivos, e relevância do tema. A seleção final será feita em novembro próximo, durante reunião conjunta Brasil-França. Serão considerados o mérito acadêmico-científico das propostas e o interesse de cada agência financiadora.