A primeira das audiências públicas programadas para debater o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF para o quadriênio 2008-2011 foi realizada nesta segunda-feira no auditório da Faculdade de Educação, com a participação de aproximadamente 80 pessoas, dentre alunos, professores e técnico-administrativos. As audiências são transmitidas pela internet, com acesso pelo site www.uff.br/webtv.
Após exposição do coordenador de Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Planejamento, Jailton Gonçalves Francisco, sobre os resultados do PDI-2006 e a previsão para 2007, a palavra foi franqueada e 20 oradores trataram de variada temática: licenciatura e docência, segurança pessoal e patrimonial, funcionamento das bibliotecas, manutenção dos laboratórios em geral e de informática em particular, ampliação do programa Pró-Aluno, apoio aos estudantes em seus trabalhos de campo, diminuição da retenção de alunos em disciplinas ou etapas de seus cursos, aumento do número de formandos com melhor qualidade do ensino, edificação e otimização dos espaços para ampliar a oferta de salas de aulas, apoio à Creche-UFF, inclusão do Colégio Universitário no PDI, fortalecimento do fluxo-contínuo, aperfeiçoamento dos concursos públicos para servidores técnico-administrativos visando à melhor inserção e permanência dos nomeados, o papel da Fundação Euclides da Cunha e as relações com outras instituições públicas, particularmente as do município de Niterói.
Chamou-se a atenção para a imperiosa necessidade de equalizar a situação dos cursos sediados no interior do Estado com os da sede, seja solucionando problemas básicos de infra-estrutura, seja estendendo-lhes os benefícios dos programas de monitoria, iniciação científica e extensão.
Diversos oradores saudaram a iniciativa das audiências e ressaltaram as mudanças que o PDI trouxe para a Universidade, conferindo maior participação e transparência à destinação e aplicação dos recursos. Destacou-se, ainda, que a UFF deveria caminhar para um sistema de orçamento participativo que incorpore o orçamento como um todo.
Além de sugestões, foi invocada a necessidade de o PDI 2008-2011 a uma proposta acadêmico-pedagógica mais abrangente e que mobilize toda a comunidade. Neste sentido, a comissão de metas deverá, encerradas as audiências, divulgar um documento sistematizando a contribuição de todos e expor uma proposta que será apreciada em uma grande assembléia para, finalmente, ser submetida ao Conselho Universitário.
Ao encerrar o evento, o vice-reitor e pró-reitor de planejamento, Emmanuel Andrade, anunciou as demais audiências que ocorrerão nos vários campi da UFF, conforme cronograma e convidou todos a se manifestarem, com propostas e críticas, enviando suas mensagens para pdi@proplan.uff.br.