Notícia

Universidade é candidata à parceria com programa de mestrado Erasmus Mundus

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O programa Erasmus Mundus “Crossways in European Humanities” está selecionando universidades não européias para estabelecer convênio a partir de setembro de 2007 e a UFF é uma das candidatas. As outras são da Rússia, EUA, Índia, China e Marrocos.
O programa é um curso de mestrado em Humanidades, que conta com o apoio da Comunidade Européia e envolve as universidades de Perpignan (França), Nova de Lisboa (Portugal), Saint Andrews (Escócia), Sheffield (Inglaterra) e Bérgamo (Itália).
Em 2005, a professora Maria Cristina Franco Ferraz, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, foi a primeira colocada na seleção de professores/pesquisadores não europeus, recebendo bolsa para participar durante três meses do programa. No mesmo ano, a ex-aluna de comunicação Simone Paterman Brasil obteve bolsa de estudos para cursar esse mestrado europeu.
“Ao que tudo indica a América Latina sequer teria sido incluída nesse projeto, não fossem o sucesso dos intercâmbios já realizados e o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como dos programas de pós-graduação em Comunicação e em Letras, que tornaram possível a visita do coordenador do programa à UFF em abril deste ano”, ressalta Maria Cristina.
A candidatura foi encaminhada a Bruxelas, na Bélgica, e a escolha partirá da Comunidade Européia, até o final deste ano.

Pular para o conteúdo