O programa Erasmus Mundus “Crossways in European Humanities” está selecionando universidades não européias para estabelecer convênio a partir de setembro de 2007 e a UFF é uma das candidatas. As outras são da Rússia, EUA, Índia, China e Marrocos.
O programa é um curso de mestrado em Humanidades, que conta com o apoio da Comunidade Européia e envolve as universidades de Perpignan (França), Nova de Lisboa (Portugal), Saint Andrews (Escócia), Sheffield (Inglaterra) e Bérgamo (Itália).
Em 2005, a professora Maria Cristina Franco Ferraz, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, foi a primeira colocada na seleção de professores/pesquisadores não europeus, recebendo bolsa para participar durante três meses do programa. No mesmo ano, a ex-aluna de comunicação Simone Paterman Brasil obteve bolsa de estudos para cursar esse mestrado europeu.
“Ao que tudo indica a América Latina sequer teria sido incluída nesse projeto, não fossem o sucesso dos intercâmbios já realizados e o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, bem como dos programas de pós-graduação em Comunicação e em Letras, que tornaram possível a visita do coordenador do programa à UFF em abril deste ano”, ressalta Maria Cristina.
A candidatura foi encaminhada a Bruxelas, na Bélgica, e a escolha partirá da Comunidade Européia, até o final deste ano.