O 1º Seminário Internacional de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal será realizado de 11 a 13 de julho. A abertura, no dia 11, será às 8h30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Campus do Gragoatá, Bloco O, 2º andar, São Domingos, Niterói.
O evento é uma iniciativa do curso de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal no Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas da UFF (Nufep), com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal e da União Européia. Conta ainda com a parceria da UFRJ e do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Especialistas europeus irão abordar as políticas de administração de conflitos, a relação entre o sistema judiciário e a polícia e as reformas no sistema policial. Já os pesquisadores brasileiros tratarão de questões no âmbito da violência sofrida pela população, exemplificado com dados de pesquisa sobre o perfil do cidadão em face da sua situação socioeconômica. Além disso, serão discutidas a influência do ambiente e de oportunidades para a ocorrência dos crimes e as políticas de redução de risco.
Curso de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal – Estão abertas as inscrições para o curso de Gestão em Segurança Pública e Justiça Criminal no Estado do Rio de Janeiro. Elas podem ser feitas até o dia 20 de julho, das 9h às 17h, no Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep) da UFF, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Campus do Gragoatá, Bloco O, sala 205, São Domingos, Niterói. O curso é gratuito e será composto por seminários internacionais e por disciplinas ministradas por professores mestres e doutores de diferentes formações. Podem participar juízes, promotores, oficiais da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil, defensores, além de representantes civis que tenham interesse pelo tema.
O curso é parte de uma série de atividades acadêmicas realizadas pelo Nufep e tem como objetivo promover o debate entre as diferentes instituições que compõem o Sistema de Justiça Criminal do Estado. Pretende também contribuir para a responsabilização democrática das forças policiais brasileiras, principalmente nas questões referentes ao respeito pelos direitos humanos e à redução da violência na luta contra a criminalidade.