A formação de mão-de-obra especializada na área de fitoterápicos é o objetivo do 6º Curso Iberoamericano de Tecnologia Farmacêutica Nikolai Sharapin, de 14 a 25 de agosto, que será realizado na Faculdade de Farmácia. Promovido pelo Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais (LTPN), o curso acontece de dois em dois anos.
Na programação estão previstas aulas práticas e teóricas, além de uma visita de todos os inscritos a uma fábrica de produção de insumos fitofarmacêuticos, em Botucatu-SP e ao Centro Prlridisciplinar de Química, Biologia e Agricultura da Unicamp.
A professora Martha Gatuso, especialista na área de microscopia de drogas medicinais, da Universidade de Rosário, na Argentina, convidada especial do evento, ministrará aulas e palestras sobre controle de qualidade de plantas medicinais e micrografia.
Entre outros temas, complementam o programa do curso: cultivo e industrialização de plantas medicinais; tecnologia de produtos cosméticos uso de extratos vegetais; controle de qualidade micrografia e controle microbiológico de preparações fitofarmacêuticas.
O curso é realizado em parceria com a Rede Interamericana de Produtos Fitoderivados-Riprofito e a Rede Latino-americana Interdisciplinar de Plantas Medicinais-Reliplan, sob o patrocínio da Agência Nacional de Vigilâncioa Sanitária-Anvisa.