Entre os dias 10 e 14 de julho, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), será realizado o 2º Seminário Municipal de Direitos Humanos, uma parceria entre a Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói e a universidade. O evento visa ao debate das políticas públicas que tratem dos direitos e garantias fundamentais dos setores mais vulneráveis e discriminados da sociedade, dentre os quais, idosos, portadores de deficiência, negros, mulheres, gays e lésbicas, e a troca de experiências entre os participantes para a sua aplicação no município.
O seminário contará com a participação de membros da sociedade civil organizada e representantes do Poder Público. Um dos palestrantes da UFF no encontro, professor de Serviço Social, João Bôsco Góis, que possui pesquisas sobre a violência contra gays e lésbicas, resume a importância para a sociedade do evento: “Esse seminário é importante para dar visibilidade e para que as pessoas tomem conhecimento da violência e da discriminação que alguns setores sofrem. Também é fundamental para que possamos apontar as estratégias políticas e sociais para a mudança”.
No primeiro seminário em maio de 2005, mais de mil pessoas compareceram diariamente aos debates. As vagas são limitadas. Outras informações e inscrições (que custa uma lata de leite em pó) pelo site www.niteroi.rj.gov.br.