Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, às 19 horas, o fotógrafo João Roberto Ripper estará projetando e comentando suas fotos no IACS/UFF (Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói), a convite de Dante Gastaldoni, professor de Fotojornalismo. O evento destina-se, também a alunos de outras disciplinas e demais interessados por fotografia, com ênfase no registro documental de caráter humanista.
Ripper trabalhou para a grande imprensa no Brasil e no exterior, participando da pioneira Agência F-4, de onde saiu para montar o Imagens da Terra, entidade cujo objetivo era o de colocar a fotografia a serviço do trabalhador brasileiro. Esse forte acento social do seu trabalho, fez com que o nome do projeto convergisse para Imagens Humanas, cujo principal objetivo são os direitos humanos dos brasileiros vítimas da exclusão social.
Ganhador de vários prêmios e com várias exposições no Brasil e no exterior, Ripper é destes que se colocam por inteiro como elo de ligação com os excluídos. Seu projeto mais recente, em parceria com Ricardo Funari, é a Escola de Fotógrafos Populares Imagens do Povo, uma iniciativa que está sendo desenvolvida na Favela da Maré, subúrbio do Rio de Janeiro. Trata-se da primeira parte de um projeto que envolve a criação de um banco de imagens e uma agência de fotografia, cujo objetivo é registrar o dia-a-dia de comunidades pobres através das lentes e dos olhares dos novos fotógrafos que o curso vai ajudar a formar entre os próprios moradores das favelas participantes.