Notícia

Fotógrafo premiado apresenta seu trabalho no Iacs

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Na próxima quinta-feira, dia 15 de julho, às 19 horas, o fotógrafo João Roberto Ripper estará projetando e comentando suas fotos no IACS/UFF (Rua Lara Vilela, 126, Ingá, Niterói), a convite de Dante Gastaldoni, professor de Fotojornalismo. O evento destina-se, também a alunos de outras disciplinas e demais interessados por fotografia, com ênfase no registro documental de caráter humanista.
Ripper trabalhou para a grande imprensa no Brasil e no exterior, participando da pioneira Agência F-4, de onde saiu para montar o Imagens da Terra, entidade cujo objetivo era o de colocar a fotografia a serviço do trabalhador brasileiro. Esse forte acento social do seu trabalho, fez com que o nome do projeto convergisse para Imagens Humanas, cujo principal objetivo são os direitos humanos dos brasileiros vítimas da exclusão social.
Ganhador de vários prêmios e com várias exposições no Brasil e no exterior, Ripper é destes que se colocam por inteiro como elo de ligação com os excluídos. Seu projeto mais recente, em parceria com Ricardo Funari, é a Escola de Fotógrafos Populares Imagens do Povo, uma iniciativa que está sendo desenvolvida na Favela da Maré, subúrbio do Rio de Janeiro. Trata-se da primeira parte de um projeto que envolve a criação de um banco de imagens e uma agência de fotografia, cujo objetivo é registrar o dia-a-dia de comunidades pobres através das lentes e dos olhares dos novos fotógrafos que o curso vai ajudar a formar entre os próprios moradores das favelas participantes.

Pular para o conteúdo