Foram inauguradas no dia 1º de julho, na Faculdade de Economia, as novas instalações da Biblioteca Laércio Caldeira de Andrada e a reforma do prédio principal, o casarão. Estiveram presentes o reitor Cícero Rodrigues, o vice-reitor Antônio Peçanha, a diretora do Núcleo de Documentação, Maria da Penha Sampaio, a chefe da Biblioteca da Faculdade de Economia, Sandra Coelho, professores, funcionários e alunos da faculdade.
O casarão, construído no século XIX pelo vice-cônsul da Grécia, Othon Henri Leonardo, foi comprado em 1963 pela universidade por intermédio do funcionário Moacyr Carvalho Gama. Desde a sua compra, ainda não havia passado por nenhuma reforma significativa, mas a luta dos professores era incansável para que se recuperasse a estrutura original da obra. “Estamos trabalhando há mais de 10 anos para conseguir a verba necessária para a reforma e só conseguimos em 2001. É muito satisfatório ver tudo pronto”, diz a diretora da faculdade, Ruth Helena Dweck.
As reformas foram iniciadas em novembro de 2002 e concluídas em janeiro deste ano. O custo total foi de R$ 310 mil. “Estamos recuperando um patrimônio histórico e dando melhores condições de estudo aos alunos e professores”, disse o reitor Cícero Rodrigues.
A nova biblioteca, em espaço com 252 metros quadrados a mais que o original, contará com salão de estudo individual, computadores, catálogo eletrônico e um vasto acervo. “As novas instalações são muito boas, e nós estudantes estamos na expectativa de que a funcionalidade também seja eficiente. A biblioteca é algo significativo para desenvolver a área de pesquisa”, entusiasma-se Rubens Teixeira Silva, aluno de doutorado.
No evento, também foram lançados o primeiro caderno de Economia dos alunos da UFF e o livro de memórias da professora Hildete Pereira de Melo, contando histórias da Faculdade de Economia desde a sua fundação, em 22 de dezembro de 1942.