Janaína Crespo, 26, trabalha na Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) há cinco anos e está fazendo o curso para gestantes promovido pelo Programa de Saúde Coletiva, projeto de extensão da UFF. “É muito bom fazer o curso, antes não tinha esse ‘luxo’. Agora eu estou aprendendo para o próximo filho”. A filha mais velha, Fernanda, de quatro anos, teve infecção no coto umbilical. Com as aulas Janaína aprendeu não só a fazer curativo, mas como deve ser o desmame do caçula Felipe, de cinco meses.
O curso para gestantes é exclusivo para trabalhadoras da Clin e desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Síndromes Pediátricas Raras (NPq/Sinpras). Há três anos a Escola de Enfermagem desenvolve atividades de educação em saúde, como vacinação e palestras, com os trabalhadores da companhia. A turma tem oito alunas entre 20 e 35 anos, que aprendem sobre desenvolvimento da gravidez, cuidados estéticos da futura mamãe, paternidade responsável, cuidados higiênicos do recém-nascido, amamentação, alimentação infantil, prevenção de acidentes domésticos, imunização do bebê.
Rogéria de Carvalho, 23, tem três filhos. Com as duas primeiras filhas ainda contou com a ajuda da mãe, mas da caçula Andreza, de quatro meses, ela cuida sozinha. Rogéria está gostando do curso: “A gente já sabe alguma coisa, mas sempre aprende mais”.
As alunas também aprendem a confeccionar objetos para o enxoval do bebê, como cabides. Parte dos trabalhos será vendida em feira cultural, no último dia de aula, com entrega dos diplomas às futuras mamães. As aulas apresentam dinâmicas, vídeos e debates, com o objetivo de promover a saúde materno-infantil.