Notícia

Comunidade do Preventório ganha biblioteca

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

No dia 7 de julho foi inaugurada a biblioteca da Casa da Princesa, no Morro do Preventório, em Charitas. A biblioteca é resultado de parceria entre a Associação dos Moradores do Preventório, a UFF e a Uerj, por meio da Rede Universitários de Espaços Populares. A biblioteca possui dois espaços, um de estudo e outro para contar histórias, são 1.500 livros, 800 doados pela associação de moradores. Alunos das duas universidades estão trabalhando desde fevereiro, desde as primeiros contatos com a Casa da Princesa, até a pintura da biblioteca.

A aluna do 6º período de Biblioteconomia e Documentação na UFF, Simone da Cruz, 27 anos, mora no Preventório e participou do projeto. “É muito importante essa iniciativa. Quando eu era criança tinha muita dificuldade, não tinha biblioteca na minha escola. Essa foi a chance que eu tive de oferecer para a comunidade o que eu não tive.”, conta a estudante.

O próximo passo de Simone é oferecer o curso de auxiliar de biblioteca para pessoas da comunidade. “Vamos mostrar o valor do serviço voluntário e é uma forma de não fechar a biblioteca”. As inscrições para o curso, que será na associação de moradores, já ultrapassaram as 25 vagas previstas.

A Casa da Princesa é uma das unidades da Fundação da Infância e Adolescência do governo do Estado e atende a cerca de 210 crianças entre 7 e 14 anos. A casa oferece atividades como coral, oficina de artes, dança contemporânea, ballet clássico, e agora leitura.

Pular para o conteúdo