Notícia

Centro de pesquisas da Petrobrás e UFF apresentam propostas de parceria

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A UFF, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes) da Petrobrás apresentaram no dia 14 de julho as propostas de parceria entre as duas instituições. O objetivo é o estudo de problemas envolvendo a geração, a distribuição e o uso racional de energia, bem como das questões ambientais relacionadas à produção e ao uso de energéticos, setor estratégico para o país e que demanda a colaboração de especialistas.

Para a universidade, a parceria permitiria aumentar a integração com o setor produtivo e a sociedade, gerando contatos profissionais para professores e alunos e melhoria da infra-estrutura de ensino e pesquisa. Para a Petrobrás, seria uma forma de reduzir custos com pesquisas, consultoria e formação de pessoal, além de usar a experiência da instituição.

Além disso, a UFF, com seus laboratórios e recursos humanos pretende ser um efetivo centro de apoio a P&D da Petrobrás e empresas parceiras que atuam no setor. Também poderia prestar assessoria ao gerenciamento para a implantação de melhorias, procurando desenvolver de forma integrada com os profissionais da empresa, novas metodologias para a solução de problemas específicos.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Sidney Mello, o objetivo da universidade é se integrar cada vez mais. “Queremos nos colocar numa fatia para intensificar de forma mais positiva às demandas da indústria. Uma relação aberta entre a UFF e a Petrobrás”, diz.

O superintendente do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga, explicitou o interesse nas parceiras de pesquisa. “Contem conosco para ajudar nas propostas apresentadas pela instituição. Me encanta a idéia de ter uma relação mais sólida com a UFF por meio dos projetos apresentados”, ressaltou.

A expectativa é de que as propostas possam ser feitas de forma mais institucional. Em meados de agosto, será traçado um protocolo de intenções, com objetivos, metas e prazos. De acordo com Tadeu Fraga, este protocolo refletirá melhor, os anseios das instituições.

O encontro contou com a presença do Reitor da UFF, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, do coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos da Propp, professor Heraldo Mattos, do diretor administrativo e financeiro da Fundação Euclides da Cunha (FEC), Mauro Santos, e da assessora do reitor Jandira Thompson Motta.

Pular para o conteúdo