O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, esteve no dia 25 de junho na UFF, em reunião com o reitor, Roberto Salles. Na pauta do encontro o cabeamento e a ligação da UFF com a Rede Rio, rede de fibra ótica que a universidade está disposta a compartilhar com a prefeitura. Dentre os projetos do município que a parceria atingiria estão os Telecentros e o monitoramento de trânsito.
A Rede Rio atinge praticamente todos os bairros de Niterói, com exceção de Jurujuba e do Fonseca. Mas a prefeitura poderá, a partir do cabeamento já existente, estender a rede para os locais onde achar necessário. A Rede Rio possui 1Gb (um gigabyte) de velocidade, capacidade que a cidade ainda não possui para atender aos seus usuários. Na próxima semana será entregue à prefeitura o detalhamento do projeto para que este seja assinado.
Além da Rede Rio, outras parcerias serão brevemente acertadas com a prefeitura, como o repasse da administração da praça ao lado do Instituto de Matemática – em frente ao Plaza Shopping – à universidade.
Também participaram da reunião o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Filinto Branco; o subsecretário e o consultor de planejamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia, respectivamente, Celso Cunha e Alfredo Líbano Soares; o vice-reitor e pró-reitor de Planejamento da UFF, Emmanuel Andrade; o pró-reitor de Assuntos Acadêmicos, Sidney Mello; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Humberto Machado; o assessor do reitor, Pedro Antunes, e técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFF.