Notícia

Solenidade de posse do vice-reitor será dia 18

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A solenidade de posse do vice-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor Emmanuel Paiva de Andrade, será realizada no dia 18 de junho, segunda-feira, às 10h, no Cine Arte UFF. A missa em Ação de Graças pela posse será no dia 19 de junho, terça-feira, às 19h, na Paróquia São Domingos de Gusmão, Rua Alexandre Moura, 29, São Domingos, Niterói.
Emmanuel Paiva de Andrade, 53 anos, é doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ e professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFF desde 1992. Trabalhou como engenheiro de produção da Companhia Siderúrgica Nacional durante 11 anos, foi dirigente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda e secretário de Planejamento daquela cidade.
Leciona disciplinas de organização industrial, planejamento estratégico, gestão do conhecimento e metodologia de projeto e de pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Foi diretor da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), membro do seu comitê científico, membro do comitê científico da Associação Latino-Americana de Gestão da Tecnologia (Altec). Criou na UFF o Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho (Neict), cadastrado desde a sua fundação no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, tendo sido seu primeiro diretor. Possui inúmeros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas temáticas próprias do Neict.
Foi coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção da UFF, chefe do Departamento de Engenharia de Produção e diretor da Escola de Engenharia. Foi membro do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino e Pesquisa e do Conselho de Curadores da UFF. Representou a UFF no Conselho Consultivo da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, participou da construção em Niterói do Programa de Atratividade de Empresas de Base Tecnológica (PABT), tendo sido representante da UFF no seu conselho, e foi coordenador acadêmico da Incubadora de Empresas da UFF.
Recentemente, participou da criação do Pólo Tecnológico de Niterói e Municípios Vizinhos, entidade que organizou a Primeira Feira Naval e Offshore (Fenashore) de Niterói, que congregava representantes dos governos federal, estadual e municipal, além do Sindicato da Construção Naval, do Sebrae, da Firjan, etc., tendo sido presidente do seu Conselho de Desenvolvimento.
É representante da UFF no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e no Conselho Municipal de Orçamento Participativo.

Pular para o conteúdo