Durante sua visita, na quinta-feira, 29 de junho, às obras de ampliação do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR), o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a UFF “tem toda a credibilidade para receber o desafio da instalação e da consolidação dessa expansão”.
O pólo universitário tem a proposta de atender a mais de dois mil alunos. Para sua implantação foram destinados R$ 7 milhões. Sua criação foi possibilitada pelo consórcio entre o MEC e a UFF, como parte do projeto federal de Expansão do Ensino Superior.
O ministro, juntamente com o reitor da UFF, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o prefeito de Volta Redonda, Gothardo Netto, dentre outras autoridades, conheceu as futuras instalações da unidade de Engenharia e Ciências Básicas do PUVR, cuja construção, anexa à Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR), que terá sete pavimentos, já está no segundo piso.
Fernando Haddad ressaltou a importância da iniciativa. “Volta Redonda simboliza o início do processo de industrialização em nosso país e é contraditório que em uma cidade com essa tradição não haja a presença federal do ponto de vista de oferta de educação superior. Nossa expectativa com essa descentralização – que mais do que a expansão, significa, geograficamente, permitir um acesso mais democrático ao ensino superior – é fomentar o desenvolvimento regional, orientado, evidentemente, para a vocação de cada região.”
O ministro afirmou ainda que a nova unidade de Volta Redonda faz parte de um conjunto de realizações para a formação de quadros no Estado do Rio de Janeiro aderentes a projetos de infra-estrutura.
O reitor da UFF disse que o pólo pode vir a se transformar, no futuro, em uma universidade. “Além dos cursos de Engenharia, estamos implantando outros nas áreas de ciências humanas e sociais, quase transformando o pólo em uma universidade, uma vez que, juntamente com o ensino, já existem projetos de extensão e de pesquisa. Nós vamos ampliar e, até mesmo, mais tarde, transformar o Pólo Universitário de Volta Redonda em uma universidade.”
A deputada Cida Diogo (PT/RJ), uma das articuladoras no MEC para que a nova unidade fosse instalada em Volta Redonda comemorou a concretização da iniciativa. “É uma vitória e tanto. A população e, principalmente, a juventude da região está muito satisfeita e reconhecendo esse esforço que a UFF e o governo federal estão fazendo para trazer, finalmente, a primeira universidade pública do sul fluminense.”
O terreno para a construção da nova unidade veio do governo do Estado do Rio, por intermédio da Prefeitura de Volta Redonda. A previsão é de que as obras de construção da unidade que irá abrigar os cursos de Engenharia terminem em dezembro deste ano. De acordo com o ministro Fernando Haddad, todos os professores já foram contratados.