No dia 29 de junho, quinta-feira, às 16h, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, visitam as instalações do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR) e assinam termo aditivo ao convênio. O pólo foi criado a partir do consórcio entre o MEC, a UFF e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e faz parte do projeto federal de Expansão do Ensino Superior.
O pólo universitário tem a proposta de atender mais de 2 mil alunos. Para sua implantação foram destinados o montante de 7 milhões de reais. O prédio adjacente à Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) terá sete pavimentos, sendo dois destinados à biblioteca, quatro com salas de aula e uma cobertura. As salas comportarão de 48 a 65 alunos, totalizando 676 lugares. Esta estrutura somada à EEIMVR, se constituirá na Unidade de Engenharia e Ciências Básicas (ECB).
O convênio prevê, também, a construção de um prédio para abrigar os cursos vinculados à unidade de Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas (HCS), com dois pavimentos. Neste local, as salas de aula abrigarão o mesmo número de alunos da ECB, totalizando atendimento a 1.074 estudantes.
Na ocasião da assinatura do convênio ficou acertado como local para a construção da HCS um terreno no município de Pinheiral vizinho a Volta Redonda pertencente a UFF. Durante a construção do anexo à Escola, foi doado pela prefeitura de Volta Redonda um terreno para a construção da segunda unidade (HCS). Por este motivo será assinado na ocasião um termo aditivo ao convênio, atualizando este dado, além do repasse de recursos adicionais necessários para a conclusão das obras da ECB.
Os cursos oferecidos no pólo são: Engenharia de Agronegócios, Administração de Empresas, Administração de Mercados, Administração de Produção e Serviços, Psicologia da Educação e do Trabalho e Engenharia Metalúrgica, de Produção e Mecânica.