O Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi), em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou, hoje, dia 6, a oficina “Vivências de Ikebana”.
Entre as atividades programadas, no dia 8, falando sobre Participação Social na Conservação de Restinga na Região Oceânica de Niterói, o convidado é George Rebello, primeiro atleta a representar o Brasil em uma olimpíada na modalidade Windsurf (Seul-1988) e, atualmente, delegado do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói-CCRON.
Inaugurado em 1997, o Lahvi já realizou o reflorestamento de cerca de 16 hectares de encosta do Morro do Gragoatá, em Niterói, considerado Área de Preservação Ambiental (APA).
Sob a coordenação da professora Janie Garcia da Silva, dos cursos de mestrado em Ciência Ambiental e Biologia Geral, o laboratório reúne atividades de infra-estrutura para o ensino, pesquisa e extensão em Botânica Aplicada, com a interação de alunos de graduação em Botânica, Arquitetura, Engenharia Agrícola e Geografia e mestrandos de pós-graduação em Ciência Ambiental.
Atua nas áreas de Botânica aplicada – plantas, ecossistemas, vegetação, recuperação de áreas degradadas; Taxonomia vegetal; Ecologia de ecossistemas; Inventários florísticos; Propagação de espécies nativas; Manejo ambiental; Recuperação de áreas degradadas; Conservação da biodiversidade; Paisagismo; Jardinagem e Educação ambiental.
Entre os projetos e atividades desenvolvidas pelo Lahvi estão: o Estudo Evolutivo da Cobertura Vegetal em Encostas no Campus da Praia Vermelha; o Projeto Arboreto; a produção de Mudas para o Paisagismo do Campus da UFF; e o projeto Interações Pesquisa-Extensão no Lahvi, como base para a Educação Ambiental.
O laboratório desenvolve, também, a capacitação de mão-de-obra de apoio – níveis médio e superior, além de intercâmbios inter-institucionais em educação ambiental.
Com o foco na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida, a partir de 7 de junho de 2006, serão realizadas encontros regulares para a discussão e o planejamento de ações para o ano de 2006, entre as quais: a 2ª Semana da Primavera; a construção de bancadas e de um anfiteatro; cursos e oficinas de capacitação de mão de obra e a criação de uma home-page.
Dando continuidade à programação, o Laboratório Horto-Viveiro oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral oficinas e palestras comemorativas da Semana Nacional do Meio Ambiente 2006.
Veja a programação:
7 de junho (quarta)
10h às 12h – Reunião preparatória para o 2º Encontro de Pintura/UFF: O olhar do artista sobre o Meio Ambiente
13h às 17h – Visita guiada ao Lahvi aberta à comunidade.
8 de junho (quinta)
10h às 12h – Visita da Escola Municipal Paulo Freire ao Lahvi.
14h30 – Palestra Desenvolvimento Sustentável, com o professor Cezar Luiz França Pires, que atua na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, coordenador do curso de MBA em Gestão Ambiental.
16h às 17h – Palestra Participação Social na Conservação de Restinga na Região Oceânica de Niterói, com George Rebello, delegado do Conselho Comunitário da Região Oceânica- CCRON e vice-coordenador do Clip e Carlos Augusto, Diretor de Comunicação do Centro Comunitário da Orla da Baía de Guanabara-CCOB e Presidente da Associação de moradores da Boa Viagem.
Todas a satividades serão realizadas no Laboratório Horto-Viveiro, Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha Av. Litorânea, s/n, Boa Viagem, Niterói.