Notícia

Lahvi promove atividades na Semana do Meio Ambiente

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Laboratório Horto-Viveiro (Lahvi), em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizou, hoje, dia 6, a oficina “Vivências de Ikebana”.
Entre as atividades programadas, no dia 8, falando sobre Participação Social na Conservação de Restinga na Região Oceânica de Niterói, o convidado é George Rebello, primeiro atleta a representar o Brasil em uma olimpíada na modalidade Windsurf (Seul-1988) e, atualmente, delegado do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói-CCRON.
Inaugurado em 1997, o Lahvi já realizou o reflorestamento de cerca de 16 hectares de encosta do Morro do Gragoatá, em Niterói, considerado Área de Preservação Ambiental (APA).
Sob a coordenação da professora Janie Garcia da Silva, dos cursos de mestrado em Ciência Ambiental e Biologia Geral, o laboratório reúne atividades de infra-estrutura para o ensino, pesquisa e extensão em Botânica Aplicada, com a interação de alunos de graduação em Botânica, Arquitetura, Engenharia Agrícola e Geografia e mestrandos de pós-graduação em Ciência Ambiental.
Atua nas áreas de Botânica aplicada – plantas, ecossistemas, vegetação, recuperação de áreas degradadas; Taxonomia vegetal; Ecologia de ecossistemas; Inventários florísticos; Propagação de espécies nativas; Manejo ambiental; Recuperação de áreas degradadas; Conservação da biodiversidade; Paisagismo; Jardinagem e Educação ambiental.
Entre os projetos e atividades desenvolvidas pelo Lahvi estão: o Estudo Evolutivo da Cobertura Vegetal em Encostas no Campus da Praia Vermelha; o Projeto Arboreto; a produção de Mudas para o Paisagismo do Campus da UFF; e o projeto Interações Pesquisa-Extensão no Lahvi, como base para a Educação Ambiental.
O laboratório desenvolve, também, a capacitação de mão-de-obra de apoio – níveis médio e superior, além de intercâmbios inter-institucionais em educação ambiental.
Com o foco na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida, a partir de 7 de junho de 2006, serão realizadas encontros regulares para a discussão e o planejamento de ações para o ano de 2006, entre as quais: a 2ª Semana da Primavera; a construção de bancadas e de um anfiteatro; cursos e oficinas de capacitação de mão de obra e a criação de uma home-page.
Dando continuidade à programação, o Laboratório Horto-Viveiro oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral oficinas e palestras comemorativas da Semana Nacional do Meio Ambiente 2006.
Veja a programação:
7 de junho (quarta)
10h às 12h – Reunião preparatória para o 2º Encontro de Pintura/UFF: O olhar do artista sobre o Meio Ambiente
13h às 17h – Visita guiada ao Lahvi aberta à comunidade.
8 de junho (quinta)
10h às 12h – Visita da Escola Municipal Paulo Freire ao Lahvi.
14h30 – Palestra Desenvolvimento Sustentável, com o professor Cezar Luiz França Pires, que atua na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, coordenador do curso de MBA em Gestão Ambiental.
16h às 17h – Palestra Participação Social na Conservação de Restinga na Região Oceânica de Niterói, com George Rebello, delegado do Conselho Comunitário da Região Oceânica- CCRON e vice-coordenador do Clip e Carlos Augusto, Diretor de Comunicação do Centro Comunitário da Orla da Baía de Guanabara-CCOB e Presidente da Associação de moradores da Boa Viagem.
Todas a satividades serão realizadas no Laboratório Horto-Viveiro, Instituto de Geociências, Campus da Praia Vermelha Av. Litorânea, s/n, Boa Viagem, Niterói.

Pular para o conteúdo