Notícia

Copa do Mundo é estudada pelos alunos do Ctaibb

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Os alunos e professores do Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges (Ctaibb), de Bom Jesus do Itabapoana, participam de um projeto multidisciplinar sobre a Copa do Mundo, de 9 a 30 de junho. A supervisão é das orientadoras pedagógicas Mariza Patrão e Saionara de Azevedo.

Os estudantes trabalharão a origem do futebol com confecção de bandeirinhas de diferentes países, num trabalho de criação em Artes; Geografia, História e Sociologia destacarão as cinco copas vencidas pelo Brasil, enfocando a localização delas e seus aspectos humano-econômico-geográficos, além do panorama político-econômico do Brasil naquelas épocas. A disciplina de Inglês traduzirá manchetes de jornais estrangeiros; Língua Portuguesa trabalhará os aspectos culturais da Alemanha numa pesquisa de reportagens sobre a Copa que culminará em roda de debates e produção de textos.

A Biologia enfocará os acidentes cárdio-vasculares (esclerose, aneurisma), problemas de enfarte e embolia em jogadores africanos e montarão um cardápio para os atletas. Os alunos terão acesso a um banco de sangue e exames de urina para estudar o Dopping, na disciplina de Química. A Educação Física organizará um jogo entre Brasil e Alemanha ou, se o país chegar à final, um jogo entre o Brasil e o último país adversário. E a Física mostrará slides com tecnologias apropriadas para a Copa do Mundo em estádios além da noção de imagem e som na comunicação televisiva e jornalística.

Pular para o conteúdo