De 9 a 12 de novembro será realizado o 8º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (Abecan) em Gramado, Rio Grande do Sul. O evento terá como tema “Brasil/Canadá: Visões, Paisagens e Perspectivas, do Ártico ao Antártico”. Também serão discutidos os seguintes subtemas: cartografias imaginárias, patrimônio e culturas locais, estratégias organizacionais, diversidade e desenvolvimento sustentável, educação, linguagens e produção cultural, relações interamericanas e saúde e qualidade de vida.
A Universidade Federal Fluminense foi pioneira na criação do Núcleo de Estudos Canadenses, que é considerado um dos mais dinâmicos em termos acadêmicos pela sua alta produção de pesquisas, teses, livros e cursos. As professoras do Instituto de Letras Maria Bernadette Velloso Porto e Eurídice Figueiredo fazem parte da organização do congresso, que contará com a participação de vários professores e alunos da universidade.
Até 15 de julho os interessados em participar do evento com a apresentação de trabalhos podem buscar informações no site www.congressoabecan.com.br e enviar os resumos para o e-mail abecan@mikrus.com.br.
O congresso está sendo promovido pela Abecan e Fundação Universidade Federal do Rio Grande. O Núcleo de Estudos Canadenses da UFF funciona no Instituto de Letras.