O projeto Homeopatia para Todos, realizado pelo Departamento de Tecnologia Farmacêutica, visa difundir o uso de medicamentos homeopáticos à população de baixa renda e promove no dia 22 de junho, das 8h às 18h, seu 2º Simpósio e 2º Fórum Municipal de Homeopatia no SUS de Niterói, no Auditório Argemiro de Oliveira do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói. Os medicamentos homeopáticos são oferecidos a preços especiais pelo projeto por meio da parceria da Farmácia Universitária da UFF com médicos homeopatas do serviço público e várias farmácias privadas do município, que seguem uma tabela especial de preços.
De acordo com o coordenador do projeto da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, Leandro Machado Rocha, é de grande importância a discussão de temas como a Consulta Pública 31, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que prevê mudanças no setor de medicamentos manipulados, cerceando o livre exercício do profissional farmacêutico e a falta de contratação de médicos homeopatas pelo SUS e por entidades filantrópicas, que os contratam em outras especialidades impedindo a institucionalização da homeopatia. Há cerca de 50 médicos homeopatas nessas redes, contratados por outras especialidades, trabalhando em conjunto com o projeto Homeopatia para Todos.
Na programação do evento estão previstas as presenças do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, do secretário municipal de Saúde, Francisco José D’Angelo Pinto, e do reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, dentre outras autoridades.
São oferecidas 150 vagas, e as pessoas interessadas devem inscrever-se até o dia 22 na Farmácia Universitária da UFF, Rua Marquês do Paraná, 282 (em frente ao Huap), ou nas farmácias participantes do projeto. As inscrições são gratuitas.