Notícia

De La Mancha a Niterói: Reitoria ganha escultura de Dom Quixote

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Quatrocentos anos depois de sua criação, Dom Quixote chega ao Jardim da Reitoria da UFF, trazido pelos ventos do Programa Interlatinidades.
Com aproximadamente três metros de altura, a escultura do famoso personagem da obra de Miguel de Cervantes Saavedra, vem atraindo a atenção de quem passa pelo local.
Confeccionada em metal leve, o “Cavaleiro da Triste Figura”, como também é conhecido, é destaque do acervo do artista uruguaio Julio Maturro.
Segundo Leonardo Guelman, diretor do Departamento de Difusão Cultural da UFF, o Programa Interlatinidades da UFF ganha novo impulso com a peça do artista radicado em Minas Gerais, além de prestar homenagem à genialidade do escritor espanhol.
De acordo com o idealizador da exposição, professor Luiz Antônio Andrade, pró-reitor de Extensão da UFF, a estátua de Dom Quixote permanecerá no Jardim da Reitoria até setembro, quando será doada ao Instituto de Letras. “É um presente do Programa Interlatinidades”, enfatiza Andrade. A programação da Colônia de Férias, em julho, inclui inúmeras atividades sobre o tema, entre elas a realização de rodas de leitura com crianças.

Pular para o conteúdo