Quatrocentos anos depois de sua criação, Dom Quixote chega ao Jardim da Reitoria da UFF, trazido pelos ventos do Programa Interlatinidades.
Com aproximadamente três metros de altura, a escultura do famoso personagem da obra de Miguel de Cervantes Saavedra, vem atraindo a atenção de quem passa pelo local.
Confeccionada em metal leve, o “Cavaleiro da Triste Figura”, como também é conhecido, é destaque do acervo do artista uruguaio Julio Maturro.
Segundo Leonardo Guelman, diretor do Departamento de Difusão Cultural da UFF, o Programa Interlatinidades da UFF ganha novo impulso com a peça do artista radicado em Minas Gerais, além de prestar homenagem à genialidade do escritor espanhol.
De acordo com o idealizador da exposição, professor Luiz Antônio Andrade, pró-reitor de Extensão da UFF, a estátua de Dom Quixote permanecerá no Jardim da Reitoria até setembro, quando será doada ao Instituto de Letras. “É um presente do Programa Interlatinidades”, enfatiza Andrade. A programação da Colônia de Férias, em julho, inclui inúmeras atividades sobre o tema, entre elas a realização de rodas de leitura com crianças.