A obra do psiquiatra Augusto Luiz Nobre de Melo, que atuou no Departamento de Psiquiatria da UFF, até os anos 1980, está sendo resgatada pelo curso de extensão que recebe o nome do professor. O curso é ministrado no Salão de Reuniões do CCM, uma vez por mês, desde fevereiro. A turma, com 25 alunos certificados, já foi preenchida, mas qualquer pessoa interessada pode assistir às palestras, que irão até dezembro deste ano.
A biografia do professor Nobre de Melo e sua inserção no panorama científico, é abordada no curso. Sua obra gira em torno da psiquiatria fenomenológica, que busca compreensão do paciente por meio da observação da aparência e ações. Após sua morte, na década de 80, e da ascensão da psiquiatria americana, sua linha de pesquisa, ligada à filosofia e ao existencialismo, foi deixada de lado. Agora o curso retoma o tema tendo por objetivo aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos e profissionais do campo da saúde mental.
As palestras seguem as temáticas do livro Psicopatologia geral e tem a seguinte programação:
Julho
Dia 11, 10h – Psicologia e Psicopatologia das Atividades Intelectuais Superiores
Professor Ronaldo Victer
Agosto
Dia 1º, 10h – Psicopatologia dos Delírios
Professor Elie Cheniaux Junior
Setembro
Dia 5, 10h – Psicologia e Psicopatologia da Afetividade
Professor Mauro Vitor Mendlowicz
Outubro
Dia 3, 10h – Psicologia e Psicopatologia da Vontade
Professor Márcio Amaral
Novembro
Dia 7, 10h, Compreensão Existencial da Senectude
Professor Eustachio Portella Nunes
Dezembro
Dia 5, 10h – Seminário
A sala de reuniões do CCM fica no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, 4º andar do prédio anexo, Centro, Niterói.
Vinculação de cursos a unidades: grupo de trabalho elabora proposta de procedimentos
13/6/2005
De acordo com a Decisão nº 11/2005 do Conselho Universitário (CUV), o grupo de trabalho que vai elaborar proposta de procedimentos de vinculação das coordenações de cursos de graduação e pós-graduação às unidades terá 60 dias para apresentar o documento (a decisão é de 27 de abril).
O CUV estabeleceu também a composição do GT: representantes das pró-reitorias de Assuntos Acadêmicos (Proac), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e de Planejamento (Proplan) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH); dos centros; dos fóruns de Diretores, de Coordenadores de Graduação e de Coordenadores de Pós-Graduação; dos alunos; e dos servidores técnico-administrativos.
A modificação do Estatuto da UFF que transfere dos centros universitários para as unidades de ensino a vinculação dos cursos de graduação e pós-graduação foi aprovada pelo CUV em 27 de abril (Resolução nº 54/2005).