Com o objetivo de aproximar os estudantes universitários ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde e o Movimento Estudantil da área da saúde criaram o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil). O programa propicia aos estudantes universitários do setor a oportunidade de vivenciar os desafios, as dificuldades e os avanços do SUS.
O VER-SUS/BRASIL destina-se aos estudantes universitários brasileiros dos seguintes cursos da área da saúde: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A coordenação Nacional do VER-SUS/BRASIL incluiu também os cursos de Administração Hospitalar e de Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da área.
O programa ocorre no período das tradicionais férias letivas (no inverno e no verão), os estudantes selecionados experimentarão 15 dias de vivência multiprofissional em um sistema de saúde municipal. Durante o período da vivência, os alunos terão suporte pedagógico e suas despesas de alimentação, hospedagem e transporte custeadas pelo Ministério da Saúde.