O reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, participou, no dia 16 de junho, no Ministério de Minas e Energia, da solenidade para a assinatura de convênios de Capacitação Laboratorial em Eficiência Energética entre a Eletrobrás, no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e as universidades.
Pelo menos 19 instituições de ensino superior – sendo 17 federais – de 16 estados – serão contempladas com este convênio, que prevê o investimento de R$ 5,2 milhões em equipamentos para os laboratórios, nas áreas de instalação elétrica, industrial e edificações, custeio de bolsas de graduação e pós-graduação e edição de um livro sobre o tema.
A formação de profissionais especializados na implantação de políticas de eficiência energética é uma das principais finalidades do convênio. Em contrapartida, as universidades devem difundir as práticas de uso racional de energia elétrica; aperfeiçoar o ensino das disciplinas relacionadas ao tema; e fornecer serviços à indústria nacional de avaliação do consumo de energia de sistemas motrizes, por exemplo.
As universidades beneficiadas com o convênio são UFC, UFPA, UFMT, UTAM, UFAM, UFPE, UFBA, UFRJ, UFMG, UFF, UFMS, UFGRS, UFRN, Ufal, UFPel, PUC-PR, UFSC, UnBe UFJF.