A Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa é a nova parceira do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF. O convênio foi assinado no dia 28, pelo vice-reitor Antônio Peçanha e Paulo Morais Alexandre, presidente do Conselho Directivo da escola. O objetivo é promover o intercâmbio entre alunos e professores dos dois países. Leandro José Mendonça, técnico do Iacs e programador cultural, pretende que o programa comece a funcionar a partir do primeiro semestre de 2005. Entre abril e dezembro de 2003 foram feitas as negociações para o convênio.
Segundo Mendonça, este intercâmbio será de grande importância para a UFF devido à tradição da Escola Superior de Teatro e Cinema, fundada no séc. XIX. Para Paulo Alexandre, o convênio é importante para Portugal fortalecer sua identidade na União Européia, onde predomina a cultura inglesa. “Futuramente nosso país deve fazer novas parcerias com outros países de língua portuguesa, como Angola e Moçambique, com o objetivo de fortalecer a nossa identidade dentro da comunidade européia”, diz ele.
A cada ano são formados 35 alunos de cinema na Escola de Lisboa e 30 no Iacs e, com o intercâmbio, o objetivo é que este número suba para 40.
Inicialmente o convênio vai prestigiar alunos, mas a ideia é de que ele seja estendido também aos professores e aos investigadores que trabalham na área de pesquisa. Os currículos das duas escolas são muito semelhantes, por isso os alunos de Portugal que vierem estudar na UFF poderão aproveitar seus créditos quando retornarem ao seu país, e o mesmo acontecerá com os estudantes brasileiros.