A 4ª Reunião do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Mesorregião da Bacia do Itabapoana foi realizada nesta segunda-feira, 21 de junho, no Teatro da UFF, em Niterói. O fórum, criado no âmbito do Projeto Managé, se reúne a cada quatro meses com o objetivo de discutir e propor ações e diretrizes para uma política integrada dos 18 municípios dos três estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) que compõem a região.
No encontro foram discutidos, dentre outros assuntos, o saneamento da Bacia do Itabapoana – com apresentação das negociações já realizadas com a Copasa (MG) -, e as dificuldades de implementação do Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento (Consad) do Itabapoana, no âmbito do Programa Fome Zero – Ministério do Desenvolvimento Social. Os conselheiros decidiram criar um grupo para apresentar a proposta de aplicação do Consad na região do Itabapoana.
Na reunião também foi anunciada a nova parceria do Projeto Managé, com o Banco do Brasil, que criou uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável. “É uma oportunidade de criar um paralelo entre a proposta do banco e a do Managé, em busca do desenvolvimento da população com o fruto de seu trabalho”, afirmou Edson Corrêa, gerente de divisão da Diretoria de Distribuição do BB.
A professora e pesquisadora Aspásia Camargo, da Secretaria de Estado de Integração Governamental, destacou o fato de o projeto ter nascido numa universidade. “Isso possibilitou trabalhar as instâncias para capturar o poder político e conseguir chegar aonde chegou com tantas parcerias”, disse. “Não conheço nenhuma experiência radical no mundo tão importante como essa. Ela é inovadora e exemplar. O modelo de gestão foi pioneiro porque ousou pensar os recursos hídricos antes da lei de 1997”, afirmou Aspásia, que era secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente à época da criação do Managé, em 1996.
O reitor Cícero Rodrigues declarou estar orgulhoso de ter na UFF um projeto como o Managé, que com o passar dos anos obtém cada vez mais o reconhecimento da sociedade. “Apesar do conservadorismo da universidade, há iniciativas muito audaciosas, como a do Managé”, afirmou.
Estiveram presentes autoridades e administradores públicos de 18 cidades brasileiras: prefeitos, secretários de estado, vereadores, deputados, organizações técnicas e representantes da sociedade civil organizada do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.