Notícia

Centro de Memória resgata 60 anos da Escola de Enfermagem

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A história da faculdade de Enfermagem da UFF não ficará mais apenas na memória de quem passou por lá. A Escola Aurora Afonso Costa ganhará, ainda este ano, um centro de memória com objetos e documentos que fizeram parte da trajetória do curso. O projeto integra as comemorações dos 60 anos de fundação da escola.

Para criar o museu, a coordenação do curso de Enfermagem conta principalmente com a parceria de seus alunos do 5º período. A coordenadora Donizete Vago Daher propôs aos alunos da disciplina “Atividade Interdisciplinar II” que colaborassem com o resgate da memória da faculdade. Os alunos estão pesquisando e lendo sobre o assunto e ajudando a garimpar móveis e documentos que pertenceram à escola.

O levantamento de dados também vem sendo feito através de depoimentos de ex-diretores e funcionários da faculdade. A idéia é reuni-los em um encontro ainda este mês com o objetivo de colher informações e possíveis objetos.

A expectativa é inaugurar o centro durante a próxima Semana Científica de Enfermagem, que ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. Para que isso seja possível, a coordenação vem estudando uma reestruturação do espaço físico da Escola de Enfermagem.
Adiada novamente a inauguração da Escol Municipal Marcos Waldemar de Freitas Reis
A inauguração da Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis foi transferida novamente. A nova data é 29 de junho, terça-feira, às 14h. A escola está localizada na Rua Antonio Luiz Saião, s/n, Itaipu, Niterói, em frente ao trevo de Itacoatiara.

Waldemar, falecido em 1999, foi professor da UFF, chefe do Departamento de História, coordenador do curso e diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). Foi também um dos fundadores do Sindicato de professores da UFF (Aduff). Aposentou-se em 1996. Na década de 60, foi o primeiro secretário de Educação de Niterói. Em sua gestão foram fundadas as primeiras escolas municipais.

Pular para o conteúdo