A história da faculdade de Enfermagem da UFF não ficará mais apenas na memória de quem passou por lá. A Escola Aurora Afonso Costa ganhará, ainda este ano, um centro de memória com objetos e documentos que fizeram parte da trajetória do curso. O projeto integra as comemorações dos 60 anos de fundação da escola.
Para criar o museu, a coordenação do curso de Enfermagem conta principalmente com a parceria de seus alunos do 5º período. A coordenadora Donizete Vago Daher propôs aos alunos da disciplina “Atividade Interdisciplinar II” que colaborassem com o resgate da memória da faculdade. Os alunos estão pesquisando e lendo sobre o assunto e ajudando a garimpar móveis e documentos que pertenceram à escola.
O levantamento de dados também vem sendo feito através de depoimentos de ex-diretores e funcionários da faculdade. A idéia é reuni-los em um encontro ainda este mês com o objetivo de colher informações e possíveis objetos.
A expectativa é inaugurar o centro durante a próxima Semana Científica de Enfermagem, que ocorre entre os dias 4 e 8 de outubro. Para que isso seja possível, a coordenação vem estudando uma reestruturação do espaço físico da Escola de Enfermagem.
Adiada novamente a inauguração da Escol Municipal Marcos Waldemar de Freitas Reis
A inauguração da Escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis foi transferida novamente. A nova data é 29 de junho, terça-feira, às 14h. A escola está localizada na Rua Antonio Luiz Saião, s/n, Itaipu, Niterói, em frente ao trevo de Itacoatiara.
Waldemar, falecido em 1999, foi professor da UFF, chefe do Departamento de História, coordenador do curso e diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF). Foi também um dos fundadores do Sindicato de professores da UFF (Aduff). Aposentou-se em 1996. Na década de 60, foi o primeiro secretário de Educação de Niterói. Em sua gestão foram fundadas as primeiras escolas municipais.