Notícia

UFF inaugura hospital veterinário e faz cerca de 30 atendimentos por dia

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Hospital de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) da UFF é o mais novo hospital veterinário de uma instituição pública de ensino superior no Brasil. O Huvet é um projeto da extensão da UFF, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão. Inaugurado recentemente, já está fazendo em média 30 atendimentos de animais domésticos por dia. Animais selvagens, exóticos e silvestres, que também são tratados lá, têm cerca de cinco consultas por semana.
Dirigido pelo professor Amary Nascimento Júnior, que também é professor do curso de extensão de Técnicas Cirúrgicas e Anestesiologia Veterinária e diretor do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária, o Huvet conta com cinco ambulatórios e um centro cirúrgico, composto por três salas, e faz atendimentos clínicos, exames laboratoriais e vacinação.
Médicos veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária (a partir do sexto período, sob a supervisão de professores) da universidade fazem os atendimentos. As consultas (por ordem de chegada, sendo preciso chegar cedo para pegar senha) custam R$ 20. Servidores e alunos da UFF pagam metade para que seus animais de estimação sejam atendidos. A cobrança pelos serviços é respaldada na lei. Mas são gratuitas quando destinadas a animais de pessoas carentes (que devem comprovar tal situação por meio de contracheque ou de um comprovante de residência), correspondendo a 20% das consultas feitas ao dia.
O Huvet tem parceria com instituições como o Hospital Universitário Antônio Pedro na realização de cirurgia geral gástrica em animais, que é menos invasiva e de rápida recuperação; com a Sociedade Brasileira de Urologia, realizando retirada de rins (com cateter) e com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, promovendo cirurgia de redução do estômago em suínos.
Grande parte dos recursos vem de doações, e somente cerca de 20% da arrecadação do hospital são provenientes dos serviços prestados. Em projeto futuro, a UFF e a Prefeitura de Niterói pretendem realizar a castração de animais de rua. O Huvet fica na Rua Vital Brazil Filho, 64, Santa Rosa, Niterói e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Pular para o conteúdo