O reitor da UFF, Roberto Salles, e o pró-reitor de Planejamento e vice-reitor eleito, Emmanuel Andrade, estiveram na terça-feira, 8, em Brasília, e, dentre outros compromissos, participaram da posse do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Ronaldo Mota. O secretário, em reunião com reitores das universidades federais, discutiu o projeto Professor Equivalente, possibilidade das universidades instituírem concursos para docente de acordo com sua demanda, com base em aposentadorias, demissão e falecimento. A referência será o professor adjunto, nível 1, com 40 horas semanais.
Roberto Salles também se reuniu com o tenente-brigadeiro do Ar Antonio Pinto Macêdo e o brigadeiro do Ar Louis Jackson Josuá, ambos do Departamento de Ensino da Aeronáutica (Depens), para tratar da parceria entre a universidade e a Força Aérea Brasileira que levará professores, residentes e pesquisadores da instituição para a Unidade Avançada José Veríssimo, em Oriximiná, no Pará. A unidade da UFF atende ao Hospital e Maternidade São Domingos Sávio, que a universidade mantém desde a década de 1970.
Por problemas técnicos, a viagem, que se realizaria no dia 7 de maio, teve de ser cancelada, mas uma nova data já está sendo agendada. A UFF preparará um cronograma de viagens para Oriximiná em 2007, e a parceria com a FAB garante a continuidade destas para os próximos anos. “As portas estão abertas para a UFF. Vontade de efetivar essa parceria não faltará. Podem contar conosco”, assegurou o tenente-brigadeiro Antonio Pinto Macêdo.