O Quarteto de Cordas da UFF irá apresentar um concerto nacionalista no dia 28 de maio pelo projeto Segundas Eruditas, no Teatro da UFF. No repertório, composições dos brasileiros Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos.
Os nacionalistas tiveram participação importante na música erudita brasileira. O compositor cearense Alberto Nepomuceno (1864–1920) foi o primeiro brasileiro a implantar o canto em língua portuguesa na música erudita e atuou como diretor no Instituto Nacional de Música, hoje Escola de Música da UFRJ. Já Villa-Lobos (1887–1959), nascido no Rio de Janeiro, compôs obras para todos os gêneros musicais, de peça-solo para violão clássico a quartetos, sinfonias, óperas, missas e trilhas-sonoras para o cinema.
Formado por Ana de Oliveira (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2° violino), Nayran Pessanha (viola) e David Chew (violoncelo), o grupo apresentará o Quarteto nº 2, de Nepomuceno, e o Quarteto n° 1, de Villa-Lobos. O concerto terá início às 20h no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói.