O livro “Laudo multidisciplinar em conflito socioambiantal – O caso da reforma agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas” será lançado nesta quinta-feira, 17, das 19h às 22h, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói. A obra é uma produção do GT Ecossocial, coordenado pelos professores da UFF Ana Maria Motta Monteiro (Sociologia), Dario de Andrade Prata Filho (Engenharia Agrícola), Mônica Cox de Brito Pereira (Geografia) e Wilson Madeira Filho (Direito).
No evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e pela Pró-Reitoria de Extensão, haverá também o relançamento dos últimos números do periódico “Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito”. A entrada é franca.
O GT Ecossocial, ligado ao Gabinete do Reitor, desde sua criação em fevereiro de 2002, surgiu a partir de solicitação de colaboração da UFF por parte do Ministério Público Federal, em razão de ação civil pública, demandada por denúncias do Ibama contra o Incra.
O conflito logo tomou proporções maiores, implicando em reunião com a presença dos ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, vindo a equipe do GT Ecossocial, sob a coordenação dos professores Ana Maria Motta Ribeiro (Sociologia), Dario de Andrade Prata Filho (Engenharia Agrícola), Mônica Cox de Brito Pereira (Geografia) e Wilson Madeira Filho (Direito) a exercer também a coordenação geral dos trabalhos de cooperação entre os dois ministérios, que tiveram repercussão em todo o país, gerando, por parte da ministra Marina Silva, um Termo de Ajustamento de Conduta de âmbito nacional.
Esse trabalho multidisciplinar, que além do laudo, contou com desdobramentos em projetos Pibic, teve a participação de professores e alunos de quatro unidades, seis cursos e de três centros da universidade, demonstrando a união de ensino, pesquisa e extensão.