Notícia

Livro sobre reforma agrária em Poço das Antas será lançado dia 17

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O livro “Laudo multidisciplinar em conflito socioambiantal – O caso da reforma agrária no entorno da Reserva Biológica de Poço das Antas” será lançado nesta quinta-feira, 17, das 19h às 22h, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói. A obra é uma produção do GT Ecossocial, coordenado pelos professores da UFF Ana Maria Motta Monteiro (Sociologia), Dario de Andrade Prata Filho (Engenharia Agrícola), Mônica Cox de Brito Pereira (Geografia) e Wilson Madeira Filho (Direito).

No evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e pela Pró-Reitoria de Extensão, haverá também o relançamento dos últimos números do periódico “Confluências – Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito”. A entrada é franca.

O GT Ecossocial, ligado ao Gabinete do Reitor, desde sua criação em fevereiro de 2002, surgiu a partir de solicitação de colaboração da UFF por parte do Ministério Público Federal, em razão de ação civil pública, demandada por denúncias do Ibama contra o Incra.

O conflito logo tomou proporções maiores, implicando em reunião com a presença dos ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, vindo a equipe do GT Ecossocial, sob a coordenação dos professores Ana Maria Motta Ribeiro (Sociologia), Dario de Andrade Prata Filho (Engenharia Agrícola), Mônica Cox de Brito Pereira (Geografia) e Wilson Madeira Filho (Direito) a exercer também a coordenação geral dos trabalhos de cooperação entre os dois ministérios, que tiveram repercussão em todo o país, gerando, por parte da ministra Marina Silva, um Termo de Ajustamento de Conduta de âmbito nacional.

Esse trabalho multidisciplinar, que além do laudo, contou com desdobramentos em projetos Pibic, teve a participação de professores e alunos de quatro unidades, seis cursos e de três centros da universidade, demonstrando a união de ensino, pesquisa e extensão.

Pular para o conteúdo