Notícia

Insalubridade: Governo publica orientação sobre contagem especial de tempo de serviço

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) comunicou, por meio do Memorando-Circular 05/2007, aos servidores técnicos-administrativos e docentes, que foi publicada, no Diário Oficial da União de 21 de maio de 2007, a Orientação Normativa nº 03 do Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, a qual estabelece:
“Orientação sobre a contagem especial de tempo de serviço para efeito de aposentadoria ao servidor que exerceu, no serviço público, atividades insalubres, penosas e perigosas, submetido ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, até a edição da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990”.
De acordo com a direção do DAP, não há necessidade de abertura de processo, solicitando conversão, averbação ou emissão de certidão de tempo de serviço, uma vez que o servidor que exerceu como celetista, no serviço público, atividades insalubres, penosas e perigosas, no período anterior à vigência da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990, tem direito à contagem especial de tempo de serviço para efeito de aposentadoria.

Pular para o conteúdo