A comissão encarregada pelo reitor para estudar e propor medidas que atendam às demandas manifestadas pelos estudantes da UFF durante a sessão de 25 de abril do Conselho Universitário reuniu-se nos dias 27 de abril e 4 de maio. Por unanimidade, a comissão iniciou seus trabalhos com a questão da moradia universitária.
Foram examinadas diversas alternativas, tais como a adaptação de prédio da UFF para fins de moradia, a aplicação dos recursos previstos pelo Plano Desenvolvimento Institucional (PDI) para bolsas-moradia aos alunos que delas necessitarem, aluguel de prédio ou hotel, assim como a construção de prédio próprio para este fim no Campus do Gragoatá. Decidiu-se marcar nova reunião para o dia 18 de maio, quando essas alternativas serão objeto de apreciação técnica e orçamentária.
Fazem parte da comissão os professores Antônio Serra, Glauco Bienenstein e Maximus Taveira Santiago; o superintendente de Administração, Leonardo Vargas da Silva, a coordenadora de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio da SDA, Elisabete Aiko Hagiwara da Silva, e os alunos Daniel Tomazine Teixeira, Josemar Santos da Fonseca e Nilton Afonso de Oliveira.
Participaram da segunda reunião, a convite da comissão, a diretora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu), professora Regina Bienenstein, e a diretora do Departamento de Assuntos Comunitários (DAC) da Superintendência de Recursos Humanos, Jovina Maria de Barros Bruno.