Pular para o conteúdo

Notícia

Cerimônia abre Semana Brasileira de Enfermagem e empossa diretora de Enfermagem do Huap

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

A abertura 68ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “Enfermagem: Dimensão do Cuidar”, e a cerimônia de posse da enfermeira Margareth Mara Mattos Pinto como diretora de Enfermagem do Huap realizaram-se nesta terça-feira, 15, no Anfiteatro Argemiro de Oliveira do hospital.
Estavam presentes o reitor Roberto Salles; o diretor do Huap, Tarcísio Rivello; a diretora da Escola de Enfermagem, Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes; o pró-reitor de Planejamento e vice-reitor eleito da UFF, Emmanuel Paiva de Andrade, e alunos de Enfermagem, além de representantes do corpo docente e discente e da categoria profissional.
O professor Roberto Salles se colocou como um defensor de todos os interesses da instituição em qualquer instância e que é uma meta de sua gestão melhorar a graduação em Enfermagem, destacando que não existe uma pós-graduação fortalecida com uma graduação fraca, como também não existe universidade sem o hospital universitário, se referindo à importância desse órgão suplementar dentro da instituição.
Após a palavra de abertura do reitor, a professora Sidênia Mendes lembrou dos profissionais que, no passado, se dedicaram à enfermagem do Huap e enfatizou a importância da construção de uma enfermagem científica, dentro de uma prática ética, apostando na ousadia, desafio e dedicação dos profissionais que ali atuam.
O professor Tarcísio Rivello destacou a importância da enfermagem como profissional de saúde nas diversas fases da atividade, como diagnóstico, cuidado e promoção da saúde, citando que é a categoria que mais permanece próxima do paciente que precisa se recuperar física, espiritual e emocionalmente. Afirmou que no Huap não existe apenas um diretor e, sim, uma diretoria que associada às demais chefias e gerentes estabelecem a gestão democrata, ora por ele defendida, sendo o hospital universitário uma unidade com estrutura complexa e que, portanto, está no nível da universidade.
A professora da Escola de Enfermagem Cláudia Márcia Cabral Feijó Oliveira tomou posse como vice-diretora.