A abertura 68ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema “Enfermagem: Dimensão do Cuidar”, e a cerimônia de posse da enfermeira Margareth Mara Mattos Pinto como diretora de Enfermagem do Huap realizaram-se nesta terça-feira, 15, no Anfiteatro Argemiro de Oliveira do hospital.
Estavam presentes o reitor Roberto Salles; o diretor do Huap, Tarcísio Rivello; a diretora da Escola de Enfermagem, Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes; o pró-reitor de Planejamento e vice-reitor eleito da UFF, Emmanuel Paiva de Andrade, e alunos de Enfermagem, além de representantes do corpo docente e discente e da categoria profissional.
O professor Roberto Salles se colocou como um defensor de todos os interesses da instituição em qualquer instância e que é uma meta de sua gestão melhorar a graduação em Enfermagem, destacando que não existe uma pós-graduação fortalecida com uma graduação fraca, como também não existe universidade sem o hospital universitário, se referindo à importância desse órgão suplementar dentro da instituição.
Após a palavra de abertura do reitor, a professora Sidênia Mendes lembrou dos profissionais que, no passado, se dedicaram à enfermagem do Huap e enfatizou a importância da construção de uma enfermagem científica, dentro de uma prática ética, apostando na ousadia, desafio e dedicação dos profissionais que ali atuam.
O professor Tarcísio Rivello destacou a importância da enfermagem como profissional de saúde nas diversas fases da atividade, como diagnóstico, cuidado e promoção da saúde, citando que é a categoria que mais permanece próxima do paciente que precisa se recuperar física, espiritual e emocionalmente. Afirmou que no Huap não existe apenas um diretor e, sim, uma diretoria que associada às demais chefias e gerentes estabelecem a gestão democrata, ora por ele defendida, sendo o hospital universitário uma unidade com estrutura complexa e que, portanto, está no nível da universidade.
A professora da Escola de Enfermagem Cláudia Márcia Cabral Feijó Oliveira tomou posse como vice-diretora.