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Cadastro Nacional de Docentes: prazo termina dia 30 de maio

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Todos os docentes do Magistério Superior (inclusive docentes substitutos) que atuaram na UFF no ano base de 2006 devem confirmar e validar seus dados no Cadastro Nacional de Docentes do Inep, vinculado ao Ministério da Educação, em http://sinaes.inep.gov.br/sinaes até 30 de maio. Apenas 750 docentes da UFF haviam se cadastrado até a quinta-feira, dia 24. A universidade tem cerca de 2.400 professores, com os substitutos.
As instituições com maior número de preenchimentos já estão com mais de 70% de docentes cadastrados, enquanto a UFF apresenta menos de um terço.
A UFF fez a parte pela qual é responsável, incluindo nome, titulação e vinculação a cursos de todos os docentes, mas os demais dados só a própria pessoa pode fazer.
É muito importante o docente conferir o conteúdo da mensagem emitida pelo sistema ao se cadastrar para ter certeza de que os dados foram atualizados. Além disso, é necessário autorizar a exibição de janelas pop-up no programa navegador de internet.
Alerta – Alguns provedores com antivírus podem acusar “possível tentativa de fraude de ‘sinaes.inep.gov.br:8080′”, mas trata-se de um alarme falso.
Dados do Siape – O cadastro utilizou os dados que foram registrados pelos docentes no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). O preenchimento do Siape não dispensa o docente de preencher este cadastro que apresenta uma certa lentidão nos dias úteis e em horário comercial.
O cadastro é determinado pela Portaria do MEC nº 327, de 1º de fevereiro de 2005, e é pré-requisito para abertura de processos de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior. Subsidia, também, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos e habilitações. O não preenchimento do cadastro impede que docentes atuem como avaliadores de cursos e de instituições pelo Inep.
Alguns itens são mais passíveis de apresentar erros nos dados que constam do cadastro:
– Curso ao qual está vinculado: Só o pesquisador institucional pode modificar. O docente deve solicitar pelo e-mail docentes@vm.uff.br.
– Títulos: Só o docente pode incluir uma nova titulação, mas só poderá apagar a titulação errada quando o pesquisador institucional admitir que esta (a errada) não é reconhecida pela UFF. Neste caso, o docente deve acrescentar a titulação correta e em seguida avisar o pesquisador institucional, pelo e-mail docentes@vm.uff.br, para apagar o registro errado. No upload dos dados de todos os professores, a partir das informações do Siape, nos casos em que a UFF não sabia onde fizeram graduação e pós-graduação o dado foi preenchido com “UFRJ”. A UFF sabe se o docente é graduado, mestre ou doutor, mas não em que instituição ele concluiu seu doutorado e em que ano.
– E-mail: Cerca de 400 docentes cujos e-mails eram desconhecidos tiveram o item preenchido com o e-mail docentes@vm.uff.br. Para trocar o e-mail, é preciso inserir o sinal de ponto e vírgula após esse e-mail e acrescentar o e-mail correto. Depois, o usuário logado pode apagar o e-mail errado.
Login e senha – A escolha é feita no primeiro acesso.

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