Pipas, música, esquetes, pintura, produtos artesanais fizeram parte do resultado da discussão, socialização e aplicação do conhecimento por meio de oficinas realizadas em Volta Redonda, que provaram que é possível aprender com prazer. A Proex esteve presente no município e, pela parceria com a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), por meio do Espaço Social da cidade, ofereceu para cerca de 150 pessoas as oficinas com os temas “Arte e educação”, “Música e literatura”, “Matemática e construção de pipas”, “Reciclagem socioambiental” e “Educação ambiental e práticas artesanais”.
As atividades foram oferecidas a professores e alunos do ensino fundamental e médio. Na oficina sobre reciclagem, os participantes discutiram sobre o meio ambiente e o longo tempo de degradação do plástico, sendo incentivados e orientados a aproveitarem as garrafas PET e confeccionarem bancos, pufes e solitários para flor com esse material. Movimentos literários foram apresentados na atividade sobre música e literatura, permitindo aos participantes identificarem as características de cada movimento em músicas contemporâneas, que foram mostradas sob o som do violão.
Em “Arte e educação” foram feitas rodas de leitura de letras de música, confecções de máscaras, preparação de esquetes e pinturas em tecido. Houve discussão sobre as pipas, seu histórico e suas diversas nomenclaturas em regiões distintas na oficina “Matemática e construção de pipas”, e os participantes aprenderam a construí-las a partir de noções de matemática. “Educação ambiental e práticas artesanais”, por fim, ensinou como construir mosaicos a partir de resíduos de obra como pisos, azulejos, cimento, pedras, dentre outros, desenvolvendo a criatividade e dando oportunidade de geração de renda.