Com a presença do Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, será realizada a “Jornada Internacional Brasil-Argentina”, amanhã, dia 5 de maio, no Salão Nobre da Faculdade de Direito.
A abertura do evento, promovido pelo Programa de pós-graduação em Relações Internacionais, será às 9h, e contará com a presença do reitor, professor Cícero Mauro Fialho Rodrigues. Samuel Pinheiro ministrará a palestra “Brasil e Argentina no Mundo”, às 14h30.
Além do debate de diversas questões ligadas ao tema, durante o encontro será prestada homenagem ao professor Helio Jaguaribe, doutor honoris causa em estudos latino-americanos. O docente abordará o tema: “Argentina e Brasil, uma aliança imprescindível”.
A Jornada reunirá professores da UFF e da Universidade de Rosário, para debater temas como “O eixo Brasil-Argentina: os quinze anos do Mercosul” e “Las políticas exteriores de Brasil Y Argentina hacia los estados del continente”.
Vale ressaltar que “O Diálogo Brasil-Argentina” constitui um marco acadêmico nas relações entre os dois países.
Com a criação do Núcleo de Estudos Brasil-Argentina, no âmbito do programa de pós-graduação em Relações Internacionais da UFF, através do apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), a parceria estratégica brasileiro-argentina ganha nova dimensão. O Núcleo pretende ser um centro de referência para o estudo e o conhecimento das relações exteriores da Argentina, por meio da criação de biblioteca específica, de pesquisas de mestrandos brasileiros, do envio de professores e pesquisadores à Argentina, e do acolhimento de professores e pesquisadores de universidades do país vizinho.
A programação é aberta à comunidade acadêmica e interessados em geral. O Salão Nobre da Faculdade de Direito fica na Rua Presidente Pedreira, nº 62, Ingá, Niterói.