Foi inaugurada no Campus do Gragoatá, dia 17 de maio, a primeira filial da Editora da UFF (Eduff).
Literatura, música, arte e dança integraram a programação da tarde de abertura da livraria, que contou com a performance dos membros do Movimento Arte Jovem Brasileira, enquanto o DJ Alexandre Lira apresentava uma seleção de canções, sambas e baiões, dentre outros gêneros, sempre tendo a palavra e a poesia como tema central.
O evento marcou o lançamento coletivo dos livros “De volta a Roland Barthes”, organizado por Elizabeth Chaves de Mello e Leyla Perrone, e “Moisés, Maravilhas de São Tiago”, de Maria do Amparo Tavares Maleval, além do lançamento das revistas “Gênero”, “Movimento” e “Gragoatá”, volumes 5, 11 e 19, respectivamente. A professora Eurídice Figueiredo lançou dois títulos dos quais é organizadora, “Conceitos de Literatura e Cultura” e “O Francês e a diferença”, este último ao lado de Paula Glenadel.
“Este será um espaço de convivência, de lançamento de livros e de cultura”, definiu o vice-reitor da UFF, Antonio Peçanha, representando o reitor.
Segundo a diretora da Eduff, Lívia Reis, “abrir uma livraria no Campus do Gragoatá significa tornar realidade um sonho acalentado há tempos por funcionários, professores e as várias direções que já passaram pela Eduff. É uma conquista de todos os que acreditaram e se envolveram com o projeto”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luiz Andrade, revelou que há planos para que seja criada uma outra livraria da universidade, próxima à Praça do Rink, em Niterói.