Uma flâmula de 20 metros pintada por calouros da UFF e por pessoas da comunidade de São Domingos marca o lançamento da 4ª Semana Nacional do Meio Ambiente na universidade, que tem início dia 30 de maio, às 15h, na Praça de São Domingos, em Niterói. A pintura, uma verdadeira ‘colcha de retalhos’ de temáticas ambientais, será o resultado da junção da criatividade dos participantes, e é apenas uma das diversas atrações do evento, que prossegue de 5 a 11 de junho.
Entre as atividades programadas, estão caminhadas ecológicas e oficinas, como a de Mosaico, coordenada por Lucília e Wellington Pinheiro (Rota das Artes). Os participantes realizarão montagem de vasos, jarros, objetos de adorno para casa e quadros, sendo possível até mesmo criar peças em formato de animais.
Outro destaque é a oficina com plantas terapêuticas, que será ministrada por Fabiano Bicalho e Dalva Pinheiro, professores dos cursos de Jardinagem e Paisagismo do Jardim Botânico de Niterói. “A idéia é estar familiarizando as pessoas da comunidade com o plantio e confecção de jardins ou canteiros com plantas medicinais, além de aumentar o nível de conhecimento em relação às plantas e suas aplicações terapêuticas”, explica o coordenador do Programa Vida no Campus, Liorno Werneck, do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia. Werneck ressalta que a Semana consiste em um período que vai além de intensas atividades voltadas para a questão do Meio Ambiente. “Nós procuramos, com a realização do evento, uma via de sensibilização ambiental através da arte”, destaca.