A Universidade Federal Fluminense, representada pelo diretor da Escola de Engenharia, professor Emmanuel Paiva de Andrade, participou do lançamento da Rodada de Negócio da Feira Internacional de Naval e Offshore (Fenashore) 2005. O evento foi realizado pelo Niterói Polotec com o objetivo de apresentar as idéias da feira que ocorrerá no segundo semestre, em Niterói.
O professor Emmanuel Andrade falou sobre a Escola de Engenharia explicando que a universidade hoje é uma parte das indústrias, gerando conhecimento necessário à produção. “Em geral, pensa-se na universidade associada ao ensino e não se dá destaque às pesquisas realizadas no ambiente acadêmico. A UFF, ao participar do Niterói Polotec, busca uma integração com o mercado e a sociedade.”
Em sua palestra, o diretor da Escola de Engenharia lembrou os prêmios conquistados pela Meta Consultoria e o Prêmio Procel recebido pela UFF em razão do projeto de economia de energia realizado pelo Laboratório de Energia dos Ventos. Ele destacou ainda o novo curso de Engenharia de Petróleo que será implementado na universidade visando ao mercado de trabalho.
O representante da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Bruno Musso, e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Barreto, elogiaram o fato de haver uma universidade entre as parceiras da Feira Internacional de Naval e Offshore, apesar de o objetivo ser comercial.
Ao final da apresentação, o professor Emmanuel Andrade sugeriu que a próxima Rodada de Negócios seja realizada na UFF, o que foi endossado por todos.