O ministro da Educação, Tarso Genro, e o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, assinaram ontem, 19 de maio, em Brasília, um convênio de R$ 7 milhões que permitirá a ampliação do campus do Pólo Universitário de Volta Redonda da UFF. Serão liberados neste ano R$ 3 milhões para a ampliação do espaço físico da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica, e em 2006 e 2007 mais duas parcelas para construção de unidades acadêmicas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas.
Também é prevista no convênio a abertura de concurso visando aumentar o corpo técnico e docente para atender as novas necessidades do pólo.
O projeto baseia-se em um estudo de demanda que está sendo realizado por uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, coordenada pelo professor Jorge Barbosa. A ampliação do campus tem como finalidade aumentar o número de vagas para o ensino superior da região do Médio Paraíba.
A partir do próximo semestre, serão oferecidas 40 vagas para o curso de Engenharia da Agronegócios e 40 para o curso de Administração.
No próximo ano novos cursos vão ser abertos na área de ciências humanas e administração, para atendimento das necessidades constatadas no estudo de demandas.