Tendo como motivador principal o assassinato do jovem Marcelo de Oliveira em uma festa de recepção aos calouros de Comunicação e Direito da UFF na madrugada do dia 2 de abril, o Diretório Acadêmico de Comunicação Social (Daco) e o Centro Acadêmico Evaristo da Veiga – Direito promovem o ciclo de debates “A Universidade na Superação da Violência”, durante os dias 3 e 4 de maio.
O evento contará com três mesas de debates e a exibição de um documentário. A abertura será no dia 3 de maio, às 9h30 com o debate sobre Violência no Campo, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Bloco O, Campus do Gragoatá. Estarão presentes na mesa os professores da UFF Ana Motta Ribeiro e Carlos Walter Porto Gonçalves, um representante da Coordenação Nacional do MST e da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). No mesmo dia, às 20 horas, será exibido no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), o documentário “Entre Muros e Favelas”.
No dia 4 de abril, às 9h o debate será sobre Violência Urbana, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, à rua Presidente Pedreira, nº 62, Ingá. Participarão da mesa o desembargador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Verani, o coordenador do Observatório de Favelas e do Programa Conexões de Saberes, professor Jailson de Souza, um representante do Movimento dos Sem Teto de Goiânia e da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, além de Marcelo Yuka.
O Ciclo será fechado no mesmo dia às 19h, também no Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Bloco O, Campus do Gragoatá, com o debate “O Papel da Universidade Frente à Miséria e a Violência Urbana”, do qual participarão o reitor da UFF, Cícero Mauro Fialho Rodrigues, o secretário de Direitos Humanos do Estado do Rio, Jorge da Silva, o vereador de Niterói Paulo Eduardo Gomes, e o professor Hermógenes.